segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Enxame sísmico atinge a Califórnia e lembra hipótese do Big-One

Nas últimas 36 horas, o sul da Califórnia sofreu um verdadeiro bombardeio tectônico e registrou nada menos que 128 tremores de pequena e média magnitude. Apesar de os tremores serem comuns naquela região, o enxame sísmico chamou a atenção e lembrou que a região pode ser palco de um intenso terremoto a qualquer momento.
A incrível sequência de abalos teve início às 12h53 pelo horário de Brasília, com o registro de um tremor de 3.3 magnitudes localizado a 17 km do norte-nordeste da cidade de Indio. O segundo sismo ocorreu quase seis horas depois, quando outra ruptura de 2.5 magnitudes foi detectada a 5 km de Brawley.
Após esses dois tremores, todo o sul da Califórnia passou a tremer seguidamente, como se um verdadeiro bombardeio sísmico tivesse sido desencadeado a intervalos menores que 10 minutos.
Todos os tremores registrados até às 22h31 BRT eram de magnitude baixa, comuns naquela região. Nesse instante um evento mais forte, calculado em 5.3 magnitudes foi detectado na mesma localidade de Brawley, a apenas 12 km de profundidade.
A atividade sísmica permaneceu constante até ás 23h57, quando outro evento de magnitude 5.5 foi novamente registrado abaixo de Brawley.
Até a manhã desta segunda-feira o USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, já havia computado pelo menos 128 tremores, a maior parte deles de média e baixa intensidade.
Apesar da atividade sísmica naquela região do Pacífico ser bastante comum, um enxame de tremores nessa quantidade foge aos padrões estatísticos. Normalmente, a falha de San Andreas - onde ocorreram os sismos - registra entre 4 e 12 tremores diariamente. Esse número pode atingir entre 30 e 50 quando ocorre um enxame sísmico.

Falha de San Andreas
A costa oeste dos EUA, especialmente a Califórnia, é um dos lugares com a maior atividade sísmica do planeta. É ali que se encontra a conhecida falha de San Andreas, uma gigantesca rachadura visível de 1300 km de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico.
Apesar de não ser perceptível aos nossos olhos, naquela região a placa norte-americana desliza 14 mm por ano em sentido sudeste enquanto a placa do Pacífico se desloca em sentido oposto a 5 mm por ano. Vez por outra a resistência entre elas aumenta e a energia do movimento se acumula até ser repentinamente liberada. Esse deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o Estado da Califórnia e foi a causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906.

Big One: O Grande Abalo
De acordo com o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, o Estado da Califórnia tem 99% de chances de ser atingido nos próximos 30 anos por um grande terremoto superior a 6.7 graus e 46% de possibilidades para um tremor de 7.5 graus, que os habitantes locais chamam de "Big One", capaz de sacudir a cidade de Los Angeles com graves consequências.
Um levantamento realizado em 2008 mostrou a existência de mais de 300 falhas em todo o Estado da Califórnia.
Para os especialistas, se a região sofrer um abalo de forte intensidade, acima de 9.2 magnitudes, a energia liberada poderá ser suficiente para separar definitivamente parte d Califórnia do resto do continente americano.

FONTE ;http://www.apolo11.com/

http://diariodaprofecia.blogspot.com.br/

Hábitos e formação do caráter


Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Provérbios 4:14.
Poucos avaliam o poder dos hábitos. Pergunta a inspiração: “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas?” e acrescenta: “Nesse caso também vós podeis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jeremias 13:23. Solene declaração essa. … Há, porém, conforto e animação na reflexão de que, se os maus hábitos adquirem tal força que pareça quase impossível voltar-se para a direção certa, o poder dos bons hábitos é igualmente forte. Os resultados do trabalho de cada dia, quer a tendência seja para elevar-nos na escala do valor moral, quer seja impelir-nos para baixo, rumo à perdição, são influenciados pelos dias anteriores. A derrota de hoje prepara o caminho para maior derrota amanhã; a vitória de hoje assegura amanhã mais fácil vitória. Então, quão cuidadosos devemos ser em que os hábitos e o caráter que estamos formando sejam corretos e virtuosos!
Jovens amigos, guardai vossos pés de todo mau caminho. … Os homens se podem disciplinar em fazer o que é reto. Como Daniel, podem ter um desígnio de origem celeste em seu coração, para que não contaminem a alma e o corpo, não obstante a degenerescência e corrupção deste século. Deus deu a Daniel “conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria”. Daniel 1:17. Sua bênção acompanhava o homem que desenvolveu o esforço humano em harmonia com a vontade divina. O mesmo auxílio será dado ainda a todos quantos seguirem a mesma orientação, e tendo em vista a glória de Deus, exercerem abstinência e restrição ao próprio eu. Ver-se-á entre eles e os condescendentes com o próprio eu, a mesma diferença que havia entre Daniel e seus companheiros e os outros jovens da corte do rei. Haverá a mesma limpidez de olhar e de pele, o mesmo andar firme, a força e vigor do intelecto, a fina percepção da verdade espiritual.
Lembremo-nos de que o caráter não é o resultado de acidente, mas dia a dia está-se formando para o bem ou para o mal. Grande é a importância ligada a essa obra da formação do caráter; pois é de vasto alcance em seus resultados. Construamos para o tempo e a eternidade.
Ellen G. White, Nossa Alta Vocação, pág. 241.

Terremoto forte atinge El Salvador mas não causa danos


Por David Alire Garcia
CIDADE DO MÉXICO, 27 Ago (Reuters) - Um terremoto com magnitude 7,3 atingiu a costa de El Salvador no oceano Pacífico e provocou um breve alerta de tsunami ao longo de parte da costa da América Central na noite de domingo, mas não causou grandes danos ou vítimas, de acordo com informações iniciais.
O tremor ocorreu a cerca de 119 quilômetros da costa, a uma profundidade de aproximadamente 20 quilômetros, afirmou o Serviço Geológico dos EUA.
Um pequeno tsunami atingiu o porto de Acajutla, em El Salvador, após o terremoto, disse o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.
Um alerta de tsunami foi emitido e depois cancelado para El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Panamá e México.
Serviços de emergência em El Salvador e Guatemala disseram que o tremor não havia causado danos visíveis, e não havia informações iniciais de danos ou vítimas de nenhum lugar da região.
Na capital de El Salvador, San Salvador, diversas residências contactadas por telefone na madrugada desta segunda-feira disseram não ter sentido o impacto.
(Reportagem adicional de Nelson Rentería, em San Salvador, e Michael McDonald, na Cidade da Guatemala)

Lei dominical pode fechar supermercados em Belo Horizonte



Audiência pública discutirá o assunto na segunda-feira, na Câmara Municipal


ANA PAULA PEDROSA
Os supermercados de Belo Horizonte podem ser proibidos de funcionar aos domingos caso o Projeto de Lei nº 2349, do vereador Leo Burguês, seja aprovado pela Câmara Municipal. A ideia é que apenas pequenos comércios alimentícios, como sacolões e açougues com até dois caixas, tenham autorização para funcionar. O projeto não afeta o comércio em geral.

O autor do projeto explica que se baseou em um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes de funcionários e seus familiares que pediam o fechamento dos supermercados aos domingos. Segundo ele, as principais alegações são a necessidade de passar o dia de folga com a família e questões religiosas. "Os trabalhadores dizem que eles têm folga no meio da semana, quando a família não está reunida", explica Burguês.

O Sindicato dos Comerciários, que também representa os trabalhadores dos supermercados, apoia a ideia. De acordo com o diretor de relações sindicais da entidade, Edilson de Souza, a folga aos domingos é reivindicação antiga da categoria. "Estamos batendo palmas para este projeto. O empregado fica cansado, estressado, trabalhando aos domingos. Nem a folga no meio da semana compensa", diz.

Ele afirma que a categoria pode negociar algumas exceções, como a abertura das lojas nos domingos que antecedem datas comemorativas, por exemplo.

Os supermercados não foram consultados pelo vereador para a elaboração do projeto. Ontem, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou.

Na próxima segunda-feira haverá uma audiência pública na Câmara para discutir o assunto. Foram convidados representantes dos trabalhadores, dos consumidores, dos supermercados e do Ministério Público do Trabalho.

O projeto foi apresentado anteontem na Câmara e deve ir a plenário já em setembro, de acordo com Léo Burguês.

Hábito. O vereador reconhece que o domingo é um dos dias de maior movimento nos supermercados, mas acredita que a população pode mudar este hábito e fazer compras em outros dias da semana.

Ele diz que, aos domingos, parte do faturamento que era dos supermercados pode migrar para os pequenos comércios de alimentos, que poderão funcionar.